ATUALIDADE

Logomarca

NOTÍCIAS - ATUALIDADE

WhatsApp informa conselho do TSE que não reduzirá encaminhamento de mensagens antes do 2º turno

23/10/2018

imprimir Facebook Twitter Google
Capa

Em reunião a portas fechadas com representantes do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), executivos do WhatsApp informaram nesta segunda-feira, 22, que não será possível reduzir – antes do segundo turno das eleições 2018 – o número de vezes em que uma mesma mensagem pode ser encaminhada a diferentes usuários no aplicativo, segundo o Estadão/Broadcast apurou com quatro participantes do encontro.

A proposta foi apresentada pela ONG SaferNet Brasil, que integra o conselho. Em julho, o WhatsApp anunciou que usuários brasileiros poderão encaminhar no máximo uma mesma mensagem a 20 contatos. Na Índia, a regra foi ainda mais rígida: os usuários indianos podem encaminhar apenas cinco vezes a mesma mensagem.

A SaferNet Brasil propôs que o aplicativo repita no Brasil a experiência indiana, limitando em cinco vezes o número de compartilhamento de uma mesma mensagem no aplicativo, em um esforço para combater a proliferação de “fake news”.

Procurado pela reportagem, o WhatsApp confirmou que não serão feitas mudanças no aplicativo ainda nesta semana. A assessoria do TSE não havia respondido ao Estadão/Broadcast até a publicação deste texto.

Dentro do WhatsApp, a avaliação é a de que não seria apropriado mudar fundamentalmente o produto no Brasil a poucos dias do segundo turno das eleições 2018. Além disso, qualquer alteração envolveria a realização de testes internos e o envio de uma nova versão para ser baixada nos celulares.

Fontes : 

>> O estadão

https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/whatsapp-informa-conselho-do-tse-que-n%C3%A3o-reduzir%C3%A1-encaminhamento-de-mensagens-antes-do-2%C2%BA-turno/ar-BBOLocU?li=AAggXC1

 1 2 3 4 Fim