Logomarca

Alimentação

Voltar
Facebook Twitter

27 receitas com berinjela para uma refeição saudável e saborosa

imagem

A berinjela é um legume que tem um suave sabor amargo e uma textura macia. Ela possui diversos nutrientes e ajuda a prevenir o câncer; por ser rica em fibras, auxilia o processo de digestão, entre outras várias vantagens ao nosso organismo.

Além de fazer muito bem ao nosso corpo, esse é um alimento que pode ser usado para preparar os mais diversos pratos, que passam desde entradas, até acompanhamentos e pratos principais.

Para que você conheça algumas das possibilidades de refeições que podem ser preparadas com o uso desse ingrediente, preparamos uma lista que conta com 27 receitas. Confira:

Entradas com berinjela

1. Berinjela com ricota e nozes: a sugestão dessa receita é moldar o legume em formato de um rolinho e recheá-lo com ricota e nozes. Essa entrada surpreende tanto pela aparência, quanto pelo paladar.

2. Conserva de berinjela: essa conserva de berinjela é bem simples de ser preparada. Só é preciso refogá-la com os outros ingredientes. Depois de pronta, é possível armazená-la na geladeira por até 8 meses.

3. Sashimi de berinjela: para quem é fã de comida oriental, mas quer uma variação do sashimi de peixe, essa pode ser uma boa pedida. Além disso, o preparo é muito simples e rápido.

4. Pasta de berinjela: essa é uma receita árabe em que o legume pode ser assado ou grelhado e depois é temperado com tahine, limão e sal. Normalmente essa pasta acompanha de pão sírio e é servida como entrada.

5. Berinjela grelhada: um jeito muito prático de saborear o legume é apenas temperá-lo e depois colocar em uma frigideira para grelhar. Sem segredos, essa é uma opção para quem tem pouco tempo para cozinhar.

6. Berinjela com brie e tomate: que tal comer um petisco no estilo catalão? A berinjela empada é usada no lugar do pão, e o queijo brie e o tomate são usados para cobrir o legume.

7. Caponata de berinjela: a caponata tem um preparo bem simples e rápido. Ela pode ser comido quente, mas fica mais gostosa depois de gelada. Se você guardar esse antepasto em um pote bem fechadinho na geladeira, é possível conservá-lo por bastante tempo.

8. Canapé de berinjela: além da berinjela, você só vai precisar de tomate, mussarela de búfala, azeite, manjericão, sal e pimenta para preparar essa receita. Você só precisar cortar os ingredientes e depois montar o prato.


Acompanhamentos com berinjela

9. Berinjela empanada: se você quer experimentar o legume com um toque crocante, essa pode ser uma boa opção. Esse prato tem a vantagem de ser assado, o que torna o preparo mais simples e com menos sujeira.

10. Ragu de berinjela: para preparar essa receita, você vai precisar, além do legume, de molho de tomate e temperos. O ragu fica ótimo para acompanhar massas ou até mesmo polenta.

11. Cuscuz de berinjela: o cuscuz tem como ingrediente principal a farinha de milho, mas a berinjela também tem um papel de destaque nessa receita. Outros ingredientes e temperos também são usados para incrementar o sabor.

12. Quibe de berinjela: essa é uma receita que não tem um modo de preparo rapidinho, mas o prato fica tão saboroso, que vale a pena esperar. A combinação de berinjela com farinha para quibe é muito gostosa.

13. Torre de berinjela: berinjela grelhada, tomate e mussarela são usados para montar as camadas desse prato. Você também vai precisar temperar os ingredientes e depois levá-los ao forno para assar.

14. Berinjela com molho de missô e mel: essa é uma receita em que o legume é cortado em rodelas e grelhado. Enquanto isso, você vai precisar preparar o molho para cobrir as fatias de berinjelas.

15. Almôndega de berinjela: essa é uma receita que exige poucos ingredientes, tem baixo custo e é simples de ser preparada. É uma opção super saudável de acompanhamento.

16. Rolinhos de berinjela: nessa receita as berinjelas são cortadas em fatias bem finas, recheadas com queijo coalho e cobertas com molho de tomate.


Pratos principais com berinjela

17. Caneloni de berinjela: essa é uma ótima opção para os veganos. O caneloni é feito com fatias do legume e recheado com ricota de macadâmia e brócolis. Para completar o sabor o prato ainda leva uma camada de molho de tomate.

18. Strogonoff de berinjela: essa é outra opção vegana. Aqui, o creme de leite é substituído pelo leite de aveia, que é uma opção com baixo custo e pode ser feito em casa.

19. Berinjela à parmegiana: com poucos ingredientes e um preparo fácil, difícil vai ser não querer preparar essa receita à parmegiana vegana. O legume fica bem sequinho e combina muito bem com o molho de tomate.

20. Berinjela recheada low carb: que tal usar carne moída para rechear o legume? Além de ser uma opção saudável, é muito nutritiva. O preparo é simples e rende um acompanhamento saboroso.

21. Berinjela recheada com carne moída: a carne moída deve ser bem temperada para preparar esse prato. Além dela, o legume leva uma crosta crocante feita com torradas e queijos.

22. Berinjela recheada com frango: o frango também é um ótimo ingrediente para ser usado no recheio do seu legume. Para que o prato fique bem suculento, acrescente molho de tomate, temperos e pimentões amarelos.

23. Hambúrguer de berinjela: que tal usar o legume como ingrediente principal do seu hambúrguer? Seu lanche com certeza vai ficar muito suculento e saboroso.

24. Pizza de berinjela: sabe quando bate aquela vontade de comer uma gordice, mas você quer manter uma alimentação mais saudável? Com substituições de ingredientes e um pouco de criatividade, é possível criar um equilíbrio.

25. Nhoque de ricota e berinjela: essa é uma receita com um sabor delicado. A berinjela é defumada incrivelmente saborosa. Se quiser um sabor mais marcante, capriche nos temperos.

26. Lasanha de berinjela: que tal substituir a massa da lasanha por fatias de berinjelas? Seu prato vai ficar muito mais saudável e muito saboroso. Para completar a receita, você vai precisar preparar um molho de tomate e um molho branco de castanhas de caju.

27. Penne com berinjela e tomate: essa é uma receita de macarrão super simples de ser preparada. Os tomates são usados para preparar um molho que acompanha a massa.

Independente do seu nível de preparo na cozinha, provavelmente existe uma receita na nossa lista que se encaixa com o seu perfil. Reúna os amigos e família e se delicie provando alguns desses pratos.


Fonte: Vanessa Herrmann - Receiteria