Logomarca

Curiosidade

Voltar
Facebook Twitter

Energia Elétrica

imagem

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.

A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos. Estas diferenças possibilitam o estabelecimento de uma corrente elétrica entre estes dois pontos.

A energia elétrica, para chegar ao consumidor final, depende de uma eficiente rede elétrica, composta por fios e torres de transmissão.

Importância da energia elétrica

A energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Ela pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos que possuímos em casa (computador, geladeira, micro-ondas, chuveiro, etc.).

Como é gerada 

A energia elétrica, produzida através das águas, sol e vento é considerada uma forma de energia limpa, pois apresenta baixos índices de produção de poluentes em todas as fases de produção, distribuição e consumo. Além disso, é uma fonte renovável, pois nunca irá se esgotar como acontecerá um dia com o petróleo.

Importante: a energia elétrica é extremamente perigosa. Somente profissionais habilitados devem ter acesso a suas fontes de produção, armazenamento e distribuição. Um simples fio de energia elétrica pode provocar um choque e levar uma pessoa a morte.

Fontes de geração de energia elétrica no Brasil (ano de 2016)

- Hidráulica: 68,1%

- Biomassa: 8,2%

- Gás Natural: 9,1

- Derivados do Petróleo: 2,4%

- Nuclear: 2,6%

- Eólica: 5,4%

- Derivados de petróleo: 2,4%

- Carvão e derivados: 4,2%

- Solar: 0,01%

Fonte: Ministério de Minas e Energias - Relatório Final BEN 2017

Curiosidades:

-A maior usina hidrelétrica do Brasil é a Usina de Itaipu, porém ela é binacional, ou seja, do Brasil e do Paraguai. A maior exclusivamente do Brasil é a de Belo Monte, localizada no rio Xingu (Pará).

-Já existem vários modelos de automóveis movidos a energia elétrica. Além de não emitirem poluição, estes carros possuem a vantagem de serem silenciosos. Nestes veículos, a energia elétrica é armazenada em baterias.

- Até chegar ao consumidor final (residências, empresas, escolas e etc.), a energia elétrica percorre o seguinte caminho (nesta sequência): usina hidrelétrica (onde é gerada), gerador, subestação elevadora, linhas de transmissão, subestação abaixadora, transformador, postes de iluminação e distribuição e consumidor final.

- A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a agência reguladora que fiscaliza e regula a geração, comercialização e transmissão da energia elétrica no Brasil.

- Saiba mais sobre energia elétrica no Brasil acessando o site do Ministério de Minas e Energia.


Fonte: Sua pesquisa