Logomarca

Literatura

Voltar
Facebook Twitter

Luana Oliveira

imagem

Do Limão à limonada: Home office, uma estratégia eficaz

que você está fazendo nesse exato momento? Talvez essa seja uma pergunta óbvia ou até invasiva. No entanto, gostaria de chamar a sua atenção para as mudanças ocorridas na rotina de grande parte dos brasileiros, nestes quase três meses de distanciamento físico. Talvez você se encaixe nessa situação, ou conheça alguém que precisou colocar em prática o famoso “plano B”. Não é novidade para ninguém, que a pandemia do novo coronavírus, ocasionou uma crise sanitária, econômica e também política. Neste contexto, o mercado de trabalho foi um dos setores mais afetados por essa avalanche.

No livro, Oportunidades Disfarçadas, o escritor Carlos Domingos, apresenta uma pesquisa feita com mais de 200 empresas que transformaram seus problemas em grandes chances de sucesso. A publicação nos traz uma excelente reflexão para o momento: as  soluções  estão   camufladas  nos  próprios  problemas. Embora isso seja difícil de reconhecer e digerir; fatos como a concorrência, as dificuldades de mercado e até uma pandemia, podem concentrar oportunidades. A solução está em aprender a olhar o problema sob uma nova ótica.

O Home Office é uma dessas soluções. Ele já era uma tendência mundial, contudo, muitos não o conhecia. Aprovado no Brasil pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017), o Home Office prevê os mesmos direitos do trabalhador presencial, dispostos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entretanto, somente agora em tempos de pandemia, essa prática se tornou necessária e efetiva.

Entre os benefícios do Home Office, destacam-se: flexibilidade; o profissional tem a possibilidade de definir e organizar seu horário de trabalho, executar tarefas em períodos de maior concentração e ainda, conciliar o trabalho com os seus compromissos pessoais. Economia; para o empregado ou empregador, a economia é um dos pontos chave nessa modalidade de trabalho; seja na redução de gastos com alimentação, transporte e aluguel do espaço comercial. Qualidade de vida; com a economia e flexibilidade de tempo no deslocamento entre casa e empresa, o funcionário pode aproveitar para remanejar o seu dia e praticar esportes, exercícios físicos, buscar novos conhecimentos e outros idiomas; tudo isso favorece para uma melhor qualidade de vida e até maior rendimento e disposição para o trabalho.

Muitas empresas ainda resistem a essa modalidade, com medo de perda de produtividade e falta de supervisão dos funcionários. Todavia, além dos benefícios citados, o Home Office traz outras vantagens exclusivas para o empregador, como a redução do desperdício e a possibilidade de contratação de talentos e especialistas vindos de diversas partes do país e até do mundo.

Mesmo antes da pandemia, o crescimento do Home Office já era tendência para 2020. No entanto, um estudo desenvolvido por André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, estima crescimento de 30% no Home Office, pós pandemia. Na pesquisa intitulada, Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios, André sugere que os líderes sejam encorajados a revisar seus processos internos, compreendendo que a tecnologia é cada vez mais “um ativo humano”. 

E aí? Que tal fazer “do limão uma limonada”? Eu optei por fazê-lo!

Sobre a autora 

“Aprendemos a escrever lendo e imitamos o que lemos” (Pedro Bial – jornalista, escitor, poeta brasileiro e apresentador de televisão) 

Luana Oliveira tem 28 anos e é natural de Divinópolis-MG. Graduou-se em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Assim como alguns  escritores, sua relação com a escrita surgiu ainda na infância, a partir do contato com a leitura. Ela viu que as palavras, poderiam ser a forma de traduzir seus sentimentos, emoções e observações a cerca dos acontecimentos.

A atração pela leitura e a escrita é uma paixão que se transformou em amor . O que no início foi apenas uma válvula de escape, influenciou na sua escolha profissional e hoje é  seu instrumento de trabalho. Sua principal motivação pela escrita é compartilhar sua visão de mundo e ajudar as pessoas a construírem um entendimento crítico acerca da realidade. 

Facebook: Luana Oliveira Comunicação

Instagram: @luoliveira2711

Email: jornalistalunatacha@gmail.com 

FONTES

Consumidor Moderno. Disponível em

«https://www.consumidormoderno.com.br/2020/01/28/home-office-2020-dicas/».

Acesso em maio de 2020.

Educação e Trabalho. Disponível em: «https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-eemprego/noticia/2020/04/home-office-deve-crescer-30-apos-pandemia-aponta-estudock8xhw41a028w01ntnswlkf5u.html». Acesso em maio de 2020.

Guia da Carreira. Disponível em: « https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/5vantagens-de-trabalhar-em-home-office/». Acesso em maio de 2020.

VOCE S/A. Disponível em: «https://vocesa.abril.com.br/voce-rh/os-beneficios-dohome-office-para-as-empresas/». Acesso em maio de 2020.