POLÍTICA

Logomarca

NOTÍCIAS - POLÍTICA

Conselho Municipal e Comissão de Saúde participarão de reunião sobre a gestão da UPA

06/11/2018

imprimir Facebook Twitter Google
Capa

Médicos que trabalham na UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis se reuniram nesta terça-feira (6) com vereadores na Câmara Municipal em busca de apoio para que não fiquem prejudicados com a possível mudança na gestão da UPA.

Atualmente, a UPA é administrada pela Santa Casa de Formiga, mas nos últimos dias, tem sido ventilada a possibilidade da administração ser repassada para o CIS-URG Oeste – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste.  

O contrato com a Santa Casa foi assinado em 2014 pelo ex-prefeito Vladimir Azevedo, e segundo a atual administração o grande problema da UPA esta relacionado a falta de recursos que o Governo do Estado não tem repassado ao município.

Uma solução é passar a administração para o CIS-URG Oeste, que é responsável pelo gerenciamento do Samu e tem como finalidade desenvolver ações e serviços de saúde dos 54 municípios da macrorregião, sendo 23 delas da região Centro Oeste.

Porém, o que os funcionários efetivos da UPA temem é que, com essa transferência da administração, o emprego dos cerca de 144 efetivos da unidade sejam comprometidos caso não esteja mencionado em contrato a incorporação dos funcionários junto a nova gestão.

Na ocasião, os Vereadores comungaram com a ideia de manter os funcionários efetivos da UPA caso a gestão se torne responsabilidade do CIS-URG ou de qualquer outro convênio. “Na UPA o que falta são os recursos financeiros, mas o bom atendimento e cordialidade dos funcionários é incontestável”, disse o vereador César Tarzan, responsável pela convocação da reunião.

Uma reunião está marcada para sexta-feira (09/11) na Fiemg Centro-Oeste em Divinópolis, a partir das 10 horas da manhã, para que seja decidido o futuro da administração da UPA Padre Roberto em Divinópolis. O intuito da discussão será de compartilhar a responsabilidade da gestão da UPA com as demais cidades que também utilizam dos serviços em Divinópolis.

A reunião contará com a presença da maioria dos Prefeitos da macrorregião na qual integra o CIS-URG. A vereadora Janete Aparecida, membro da Comissão de Saúde, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Elias, se comprometeram em participarem da reunião.  

Fonte/foto: Câmara Municipal  


 1 2 3 4 Fim