POLÍTICA

Logomarca

NOTÍCIAS - POLÍTICA

Prefeitura rompe contrato com Arbor, empresa responsável pela coleta de lixo em Divinópolis

19/12/2018

imprimir Facebook Twitter
Capa

O Prefeito Galileu Machado (MDB) rompeu nesta quarta-feira (19) o contrato com a Arbor Serviços e Manutenção Ltda, responsável pela coleta de lixo em Divinópolis.

A empresa não tem conseguido cumprir o contrato de concessão dos serviços e o lixo se acumula nas esquinas da cidade, já que os garis estão em estado de greve devido ao atraso nos salários. E não é a primeira vez que isso acontece. Em outubro, os garis também paralisaram as atividades pelo mesmo motivo.

Veja nota da Prefeitura  

O prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, no uso de suas atribuições legais e tendo como compromisso primeiro o bem estar da população divinopolitana, determinou a ocupação pelo Município do serviço de coleta de lixo em Divinópolis, rompendo, assim, o contrato com a empresa Arbor, até então responsável pelo serviço. A decisão se dá de forma unilateral e embasada nos preceitos jurídicos ratificados na homologação da licitação que confirmou a contratação da mesma.

Tal decisão foi tomada depois de esgotados todos os esforços por parte da Administração Municipal para Arbor recolocar o serviço de recolhimento do lixo dentro da normalidade estabelecida. Porém, diante do quadro de inoperância e projetando as dificuldades que poderão ser enfrentadas já num futuro próximo, com os festejos de fim de ano, o Município optou pela medida anunciada.

Na prática, a Administração repete a ação aplicada com sucesso quando dos problemas enfrentados com a empresa encarregada pelo pessoal que atendia as escolas municipais nos serviços de limpeza e merenda. Com a ocupação dos serviços, os trabalhadores continuam em seus postos de trabalho, mas atuando de forma temporária para a Prefeitura, até que a conclusão de um novo processo licitatório. Todo o procedimento, a exemplo do que já foi aplicado anteriormente, é respaldado pela legislação trabalhista, não havendo prejuízos para os trabalhadores, nem para os cofres públicos.

O município aproveita também para reconhecer e agradecer ao Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio), que neste momento dá mostras do espírito participativo ao propor que o setor supermercadista encaminhe, diretamente, o lixo produzido para o aterro controlado. Tal espírito de compromisso social permitirá a utilização da estrutura montada pela Prefeitura para atender diretamente a população.

Contrariamente a tal exemplo de cidadania, a Prefeitura repudia a ação desqualificada de pessoas descomprometidas com o bem comum e que tentam transformar as adversidades em palco para aparição política ou com outros propósitos pouco republicanos. Ao convocarem a população para manifestações descabidas, não contribuem em nada com a busca de soluções efetivas para os problemas de nossa cidade. Pelo contrário, propõem ações impróprias para o cidadão comum, sem os devidos cuidados de manuseio e transporte.

O município informa aos cidadãos que, vencidas as etapas burocráticas que se arrastaram até a presente data, a Prefeitura retoma de forma imediata os trabalhos de coleta de lixo, que estará normalizado o mais rápido possível.


 1 2 3 4 Fim