UTILIDADE PÚBLICA

Logomarca

NOTÍCIAS - UTILIDADE PÚBLICA

Divinópolis tem 48 casos de dengue confirmados

30/03/2020

imprimir Facebook Twitter
Capa

Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou nesta segunda-feira, o relatório de casos de dengue em Divinópolis. Dentre os 218 pacientes notificados, 48 estão com dengue e apenas 35 casos foram descartados. Ainda seguem em análise 135 pacientes com suspeita da doença.

O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA), apontou que 92% dos focos da dengue foram encontrados nas próprias residências e apenas 8% em lotes vagos. Neste caso, a Prefeitura instaurou a utilização do fumacê devido à urgência da situação. Para cada caso notificado, uma equipe percorre nove quarteirões, efetivando a limpeza.

Além do veículo, agentes ambulantes executam a dedetização em pontos específicos do município, utilizando o pulverizador costal e equipamentos de proteção individual completo, incluindo roupa especial.

Outras ações de combate ao mosquito

Em 2020, os agentes do Mutirão de Limpeza já coletaram mais de quatro toneladas de materiais descartados de forma irregular, facilitando a proliferação do mosquito. Objetos como garrafas, isopor, brinquedos, pneus, latas, plásticos e todos os materiais que possam servir como depósito para os focos do inseto devem ser separados e depositados de maneira correta.

Apesar do momento crítico que o município está vivendo, devido ao Coronavírus, a Prefeitura alerta que se mantém firme na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika.

"Nesta quarentena vamos cuidar mais da nossa saúde, tomar decisões positivas para toda a comunidade. É preciso que todos fiquem atentos a possíveis focos de dengue e tomem as medidas necessárias para cessar essa doença", afirmou o secretário municipal de Saúde, Amarildo Sousa.


 1 2 3 4 Fim