UTILIDADE PÚBLICA

Logomarca

NOTÍCIAS - UTILIDADE PÚBLICA

Pacientes de Divinópolis reclamam que não foram operados em mutirão de cataratas em Carmo da Mata

30/11/2018

imprimir Facebook Twitter
Capa

Na última terça-feira, 27 de novembro, um grupo de pessoas saiu de Divinópolis rumo à vizinha cidade de Carmo da Mata para operar de catarata numa campanha de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde. No entanto, alguns retornaram sem o procedimento.

Antônio Marcos Veloso nos relatou que foi de acompanhante da mãe, de 73 anos, em um ônibus fretado pelo Lions Clube Divinópolis. Eles saíram da Porta da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis rumo a Santa Casa de Carmo da Mata assim que o dia amanheceu. "Minha mãe passou pela triagem, pingaram colírio nos olhos dela e quando chegou à vez dela operar disseram que não fariam mais nenhuma cirurgia naquele dia".

O gerente da Santa Casa de Carmo da Mata, Luiz Cláudio, relatou que a equipe é composta por seis oftalmologistas, enfermeiros e técnicos. No entanto, no dia 27, dois médicos tiveram que se ausentar durante as cirurgias por motivo de força maior, vindo a desfalcar a equipe. Por isso, 13 pacientes de Divinópolis não foram operados. Porém, 40 passaram pelo procedimento.

Luiz Cláudio disse ainda que desses 13, quatro retornaram nesta quinta (29) à Santa Casa e foram operados. Os demais serão operados em breve.

O gerente de Regulação da secretaria municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), José Roberto Braz Dias, pediu desculpas pelos transtornos causados aos pacientes.

Explicou ainda que as cirurgias de catarata não são realizadas em Divinópolis porque o Hospital São João de Deus, único hospital da cidade que atende pelo SUS, no momento não dispõe de uma equipe de oftalmologistas em seu quadro de colaboradores. 


Amaral Júnior

Início  15 16 17 18 19 20 21 Fim