POLÍTICA

Logomarca

NOTÍCIAS - POLÍTICA

Câmara Municipal de Divinópolis aprova projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas

16/09/2021

imprimir Facebook Twitter
Capa

A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou na tarde desta quinta-feira (16) o Projeto de Lei CM-118/2021 que trata da proibição do ensino da linguagem neutra nas escolas do município.

A matéria, de autoria do vereador Eduardo Azevedo (PSC), teve 14 votos favoráveis e um contrário, da vereadora Lohanna França (Cidadania).

Durante a discussão em plenário, Eduardo Azevedo levantou um cartaz com os dizeres "ideologia não" e defendeu o uso da norma culta da Língua Portuguesa nas escolas do município.

Apoiadores do projeto compareceram na votação e vaiaram a vereadora Lohonna França, contrária ao projeto.

Lohanna justificou o voto dizendo que o projeto é inconstitucional e fere a Lei de Diretrizes e Base da Educação e o Plano Nacional do Livro Didático.

O QUE É LINGUAGEM NEUTRA?

A chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista. Assim, os militantes visam uma mudança radical na norma culta do português.

Por exemplo, palavras como "todos" ou "todas" são substituídas por "todes" ou "todx". Pronomes como "dele" ou "dela" são substituídos por "dili" ou "delx". Ou seja, a prática visa usar palavras neutras, nem masculinas nem femininas.


 1 2 3 4 Fim